04 setembro, 2023

Carta de Gregório Duvivier a uma filha que vai nascer

"Você vai nascer falando a língua de Caetano, Gil e Chico Buarque. Quando o pessoal deu o Nobel de Literatura para o Bob Dylan, fiquei puto. Ah, vale letra de música? Fica claro que o pessoal do Nobel não fala português. Perto do Chico Buarque, Bob Dylan é uma espécie de Renato Russo! Sei que tem gente revoltada com isso na plateia. Mas o Bob Dylan rimou ‘leite’ com ‘River Plate’? (1) Não rimou! Fez música com a palavra paralelepípedo? (2) Não sabe nem o que é isso, aposto! Caetano fez uma música inteira em decassílabo. (3) Parece exagero, mas realmente acho que a música brasileira é uma coisa que faz a vida valer a pena".
N. do E.
(1) Vives na gandaia e esperas que eu te respeite / Quem que te mandou tomar conhaque / Com o tíquete que te dei pro leite / Quieta que eu quero ouvir Flamengo e River Plate. (in: "Biscate")
(2) Vai passar / Nessa avenida um samba popular / Cada paralelepípedo da velha cidade / Essa noite vai se arrepiar. (in: "Vai passar")
(3) Onde queres revólver sou coqueiro / e onde queres dinheiro sou paixão / onde queres descanso sou desejo / e onde sou só desejo queres não / e onde não queres nada nada falta / e onde voas bem alta eu sou o chão / e onde pisas o chão minha alma salta / e ganha liberdade na amplidão. (in: "O quereres", 1.ª de 6 estrofes)

Nenhum comentário: