Funciona assim: quando um caranguejo eremita encontra um possível novo lar, ele examina a concha e faz o teste para ver se é uma boa opção. Se o caranguejo considerar a concha adequada, ele deixará sua velha concha para trás e seguirá em frente como um caranguejo feliz. No entanto, se a concha for muito grande, o caranguejo esperará até que uma de suas contrapartes apareça. E se o segundo caranguejo também não achar que a concha vazia se encaixa bem, ele também esperará, até que um caranguejo grande o suficiente apareça para reivindicá-la.
Enquanto os caranguejos eremitas esperam, eles se alinham, do maior para o menor, em um comportamento que é conhecido pelos humanos como troca-troca. Quando o maior caranguejo pega a concha vazia para sua nova casa, o segundo maior pega a casa abandonada pelo primeiro e, assim por diante, até que cada caranguejo tenha uma nova casa.
Uma vez que eles se instalam em sua nova casa, os caranguejos eremitas irão redesenhar o interior da concha esvaziando-a e, às vezes, podem até dobrar a capacidade da concha, dando-lhes espaço extra para crescer - ou seja, antes que eles tenham que iniciar todo o processo novamente.
Fonte: http://blog.therainforestsite.greatergood.com/shell-swap-hermit-crabs/
Vídeo BBC
Arquivo: Um eremita feliz e Uma casa de praia de um caranguejo-eremita
Nenhum comentário:
Postar um comentário