Nas redes sociais circula uma brincadeirinha muito instigante onde são feitas cerca de dez perguntas e as respostas, mesmo sem estarem erradas, estão todas erradas.
Poderíamos fazer algo assim com a pergunta: - Por que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea? E a resposta poderia ser: - Porque estava com uma caneta na mão!
A resposta está certa? Ora, se estamos em uma sala de aula e esperamos uma resposta óbvia, sedimentada na historiografia oficial, teremos que dizer categoricamente: - A resposta está errada!
A resposta está errada? Ora, se estamos querendo ser provocativos e filosofando acerca do comportamento corriqueiro e bem humano - mesmo em se tratando de alguém com muito poder - podemos dizer categorigamente: - A resposta está certa!
Neste sentido, poderíamos responder também: - Assinou porque queria mudar tudo "para que as coisas permanecessem iguais"!, como diria Lampedusa em "O Leopardo".
Agora, dizer que a canetada da princesa imperial, bondosa e entediada, foi dada pelo pai dela, D. Pedro II - como quer a Secretaria de Educação de São Paulo - que, ao invés de uma caneta, estava com a espada de seu pai, o Pedro I, na mão desde aquele grito de carnaval no Ipiranga, é o maior absurdo da Mitologia Brasilis.
Fernando Gurgel Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário