21 janeiro, 2022

O galeão Botafogo

Foi um galeão a serviço da Marinha Portuguesa durante o século XVI. Em sua época, o São João Baptista (seu nome oficial) era o mais poderoso navio de guerra do mundo. Lançado ao mar por volta de 1534, com 1 000 toneladas de deslocamento e armado com 366 bocas de fogo de bronze, o que lhe dava um tal poder de fogo que ficou conhecido por "Botafogo".
A partir de então, a tática do combate naval é completamente alterada e a abordagem é substituída pelo duelo de artilharia. A superioridade da artilharia naval torna possível aos portugueses derrotar forças numericamente muito superiores, com isso obtendo o domínio dos mares do Oriente e conquistando possessões na Ásia.
Foi o esporão do Botafogo que conseguiu quebrar as correntes em La Goleta, que defendiam a entrada do porto, permitindo, então, à armada cristã que conquistasse a cidade de Tunes (gravura).


Um dos membros da tripulação do galeão, chamado João Pereira de Sousa - um nobre originário da cidade de Elvas - era o responsável pela artilharia do navio, pelo que também ganhou a alcunha de "Botafogo". Ele incluiu esse apelido em seu sobrenome, transmitindo-o a seus descendentes. Mais tarde, quando se estabeleceu no Brasil, destacou-se na defesa da colônia contra os invasores franceses. Como recompensa, a Coroa Portuguesa doou-lhe terras junto da baía de Guanabara, numa área que passou a ser conhecida por Botafogo em alusão à sua alcunha. E estas terras vieram a constituir o atual bairro de Botafogo da cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: