24 janeiro, 2022

O inventor das pérolas cultivadas

As pérolas naturais são muito raras e extremamente valiosas, apenas uma ostra em quarenta pode conter uma pérola. Uma pérola natural começa como uma partícula estranha (como um grão de areia ou um fragmento de concha) em uma ostra. A partícula irrita a ostra que secreta uma substância chamada nácar. O nácar protege a ostra da partícula. Com o passar dos anos, camadas e mais camadas de nácar aderem à partícula, o que resulta em uma pérola.
Por que há necessidade de pérolas cultivadas?
Devido à raridade das pérolas naturais, apenas as pessoas ricas podiam comprá-las antes da invenção das pérolas cultivadas.
Em 1893, Kokichi Mikimoto (foto) inventou uma técnica viável para a produção de pérolas cultivadas no Japão. Ele criou essa técnica de semear uma ostra com um irritante, que é a única diferença entre uma pérola cultivada e uma pérola natural. Inicialmente, Mikimoto semeava as ostras com uma pequena conta de madrepérola. Depois, ao descobrir que a concha de marisco do rio Mississippi tem propriedades genéticas semelhantes às da ostra Akoya que ele usava, Mikimoto passou a realizar a semeadura com fragmentos desse tipo de concha. Com isto, ele diminuía as chances de rejeição pela ostra.
Hoje, a indústria de pérolas cultivadas inclui as pérolas Akoya, pérolas do Mar do Sul e pérolas do Taiti produzidas por ostras de água salgada, bem como as pérolas produzidas por mexilhões de água doce.

http://myjewelryrepair.com/2018/06/mikimoto-the-inventor-of-the-cultured-pearl/

Pérolas e "pérolas"

Nenhum comentário: