20 janeiro, 2022

Ressaltos na água

e.pos.tra.cis.mo, trata-se do passatempo de atirar pedras em geral achatadas, horizontalmente e rente à superfície da água (de rios, lagos, lagoas, etc.), para que deem o maior número possível de ressaltos na água. O substantivo «epostracismo» vem do étimo ὄστρακον = "ostrakon", que significa «ostra» e faz alusão à prática deste jogo na Grécia Antiga com as conchas de ostras.
A expressão «capar a àgua» alude à ideia de «cortar a água rente à superfície».
Tal como está registrado no Livro de Recordes Guinness, o norte-americano Kurt Steiner (*) é o atual detentor do recorde mundial de maior número de ressaltos na água, ao capar a água com 88 cortes, num lançamento que chegou quase aos 100 metros de distância.
(*) É mais um caso de determinismo nominativo. Stein em alemão significa pedra.


Jogar pedras sobre a superfície de um lago é uma das pequenas alegrias da infância. Você pode fazer uma pequena rocha plana roçar na superfície de um lago? Claro que pode. O desafio é saber quantas vezes você consegue fazê-la saltar antes de perder o impulso.

Comentário:
Quero que esta pedra dourada faça um percurso lento e gracioso e nos traga de volta o Brasil cordial que estão tentando capar. (Nena Noschese, Portal LN)
Resposta:
É pau, é pedra, mas não é o fim do caminho, Nena.

Nenhum comentário: