01 dezembro, 2021

A escrita cruzada

Era relativamente comum no século 19 por várias razões. Principalmente porque o papel era muito mais caro do que hoje e também por causa dos custos proibitivos das postagem de remessas (que podiam variar muito em função do peso e do tamanho, mais do que atualmente). Além de escrever duas cartas, os remetentes poderiam simplesmente virar o papel 45 ou 90 graus e continuar a escrita com o mesmo tamanho de fonte.


O resultado parece um pouco ilegível - em parte por causa do itálico - mas dizem que, ao você se acostumar, o olho pode entender facilmente porque o cérebro logo aprende a ignorar a escrita perpendicular. Lembro-me de alguma vez ter visto algo semelhante com texto escrito em letras menores no espaçamento entre linhas, às vezes com uma tinta de cor diferente, às vezes girando o papel 180 graus.
É dito que Henry James, Jane Austen e até o próprio Charles Darwin usaram esse hack postal. Embora essa técnica seja um pouco parecida com a dos Palimpestos, a diferença é que a escrita cruzada era feito desde o início, ao escrever uma carta, diário ou notas de campo; nos palimpestos, a escrita original era apagada para reaproveitar o mesmo papiro, o que é um pouco diferente.

http://www.microsiervos.com/archivo/mundoreal/escritura-cruzada-cartas-hojas-papel-gastos-envio.html

Nenhum comentário: