31 dezembro, 2021

"Réveillon", Ano-novo, por aí...

Chegou a virada do ano e, com ela, o problema de como escrever "réveillon"
O réveillon é um longo jantar realizado à noite que antecede o dia de Natal e o dia de Ano-novo. Seu nome deriva da palavra réveil (que significa "acordar"), porque envolve o participante ficar acordado até pelo menos meia-noite.
O termo foi documentado pela primeira vez na França do século XVIII. Referia-se aos jantares noturnos das festas realizados pela nobreza.
Existem certas diferenças tradicionais de caráter entre os réveillons de Natal e Ano-novo. No Natal, é tradicionalmente uma ocasião cristã, celebrada dentro da família, e esse caráter familiar é mantido mesmo entre os que não creem. Na véspera de Ano-novo ou dia São Silvestre, o réveillon é geralmente uma festa com amigos..
A prática é observada na França, Bélgica, nas províncias canadenses de Quebec, Manitoba, Ontário e New Brunswick e outros lugares de língua francesa pelo mundo. Nos Estados Unidos, a tradição do réveillon de Natal também é observada em Nova Orleans devido à forte herança francesa-crioula da cidade, com vários restaurantes da cidade oferecendo menus especiais de réveillon na véspera de Natal.
Nos países de língua portuguesa, como o Brasil, é a designação para a festa que antecede o dia de Ano-novo: a virada do ano.
http://bitsandpieces.us/2019/12/31/new-years-eve-3/ CARTOON

Feliz ano novo OU Feliz Ano Novo?
PERGUNTA: Feliz ano novo OU Feliz Ano Novo?
RESPOSTA: Depende do que se quer desejar! √
A. Se falarmos das festividades do 1.º dia do ano, usamos MAIÚSCULA:
Bom Ano Novo! (No Brasil: Ano-Novo)
B. Se nos referirmos ao ano inteiro, contrastando com o "ano velho", usamos minúscula:
Feliz ano novo! (= Feliz 2022)!
Feliz Ano Novo/ano novo para todos os meus amigos, ex-alunos e telealunos. Uma palavra especial de conforto carinho para todos os que perderam este ano familiares muito próximos, como pai, mãe ou irmãos.
Abraços e beijos
do ProfAP (Professor António Pereira)
http://portuguesemforma.blogspot.com/2020/12/feliz-ano-novo-ou-feliz-ano-novo.html

Pensamento do dia
Tá uma mistura de fim de ano com fim de mundo. Nem sei que roupa vou usar.
(anônimo)

Nenhum comentário: