30 dezembro, 2021

Ágata uva

É um nome de marketing para agregados de cristais de quartzo com o formato aredondado. Este material (foto) é encontrado na área de Mamuju, perto da costa oeste de Sulawesi, uma ilha da Indonésia.
A ágata uva entrou no mercado de minerais em 2016. E sua popularidade se espalhou rapidamente em exposições de minerais, lojas de gemas, sites relacionados e mercados online.
As "uvas" desses espécimes são pequenas, variando entre dois e oito milímetros de diâmetro. Embora o roxo seja a melhor cor para justificar o nome de "uva", alguns exemplares possuem "uvas" que são brancas, cinzas, verdes ou azuis.


Uva, sim. Ágata, talvez não
Por causa de sua cor mais frequente e de que se dispõe em cachos, não há argumentos contra o nome "uva". Quanto ao uso da palavra "ágata", por apresentar erros de nomenclatura mineralógica, atrai objeções.
Ametista botrioide
O nome "ametista" honraria com precisão suas características mineralógicas e o adjetivo "botrioide" descreveria sua aparência em cacho de uvas. De onde se conclui que "ametista botrioide" é o nome tecnicamente correto para designá-la, apesar de não ser tão divertido quanto "ágata uva".

Fonte: http://geology.com/gemstones/agate/

Nenhum comentário: