27 agosto, 2020

O realismo científico de Bunge

O filósofo da ciência Mario Bunge morreu em Montreal (24/02/2020). Ele é um dos autores de língua espanhola mais citados da história e, em setembro passado, completou 100 anos.
Bunge recebeu o "Prêmio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades" em 1982. Embora tenha nascido em Buenos Aires em 1919, ele estava em Montreal desde 1966, onde foi professor de lógica e metafísica na Universidade McGill. Ele também ensinou física e filosofia teórica, primeiro na Universidade de La Plata e depois na Universidade de Buenos Aires.
Bunge deu entrevistas e escreveu livros até o fim para combater as pseudociências. Foi sua luta particular. Em artigo publicado no El País, em 2017, disse:
Eu já falei sobre o fato de que são apresentadas como se fossem ciências autênticas, porque exibem alguns dos atributos da ciência, em particular o uso conspícuo de símbolos matemáticos, embora carecem de propriedades essenciais, especialmente compatibilidade com conhecimentos anteriores e contraste empírico.
Bunge foi um intelectual muito prolífico, tendo escrito mais de 400 artigos e 80 livros, notadamente: "A Ciência, seu Método e sua Filosofia" (1960), no qual explica as bases do método científico, e seu monumental "Tratado em Filosofia Básica", em 8 volumes (1974-1989).

Via Hipertextual

Nenhum comentário: