24 novembro, 2017

"Aqui há Otis"

1
O antigo diretor do Diário de Minas (José Oswaldo de Araújo, poeta parnasiano de renome estadual e futuro prefeito de Belo Horizonte) contaria, anos mais tarde, a impressão que lhe causou o comentário de um amigo, o escritor Afonso Pena Júnior, ao ler os primeiros poemas de Carlos Drummond de Andrade: "Aqui há Otis", sentenciou o futuro ensaísta de "A arte de furtar e seu autor", poeta simbolista já quarentão, que, em sua juventude, já brilhara em dois grupos literários belo-horizontinos, os "Cavaleiros do Luar" e os "Jardineiros do Ideal". "Aqui há Otis" - eram estes os dizeres das placas que anunciavam a instalação de elevadores, um dos símbolos da modernidade que, ufa, desembarcava na jovem capital de Minas.
— "O desatino da rapaziada", por Umberto Werneck
https://books.google.com.br
2
Ainda continuei trabalhando no hospital quase um ano. Já publicando, me pagavam 10 mil réis por desenho. Aí me devolviam os originais que eram grandes assim, e com esse desenhos do "Eu Vi" (revista em que o desenhista cearense Luiz Sá publicou seus primeiros desenhos no início da década de 1930) fiz uma exposição no Museu de Artes e Ofícios. Vendi um bocado de quadros. Inclusive um, "A Fundação da Cidade do Rio de Janeiro", um desenho todo estrambólico: aqueles índios trabalhando, tal e tal, um Estácio de Sá assim, e numa construção eu botei: "Aqui há Otis". Aí chegou um senhor, comprou na hora. Ele falou: "Esse seu quadro aqui, nas 400 agências da Otis no mundo inteiro, tem esse quadro". Então eu disse: "Estou muito importante". Não fiz com maldade nenhuma, que eu não tinha essa maldade de dar golpe. É porque a gente chegava ao Rio e via assim num prédio: "Aqui há Otis", "Aqui há Otis", era só o que se via. Ele me pagou 100 mil réis pelo quadro, que era dinheiro naquele tempo.
— Uma entrevista histórica dada por Luiz Sá ao também cartunista Fortuna, em abril de 1975, no terceiro número da revista "O Bicho".
http://www.onordeste.com
(Os grifos são nossos.)
3
— Uma demonstração da segurança do elevador
Blog EM, 14/08/2017

Nenhum comentário: