22 novembro, 2017

Eclipses marciais

marcial, relativo a guerras (palavra com origem latina: na mitologia romana Marte era o deus da guerra)

O eclipse de Tales
De acordo com Heródoto, a aparição de um eclipse solar foi interpretada como um presságio e interrompeu uma batalha entre os medos e os lídios, no lugar que atualmente fica no centro da Turquia. A luta imediatamente parou, e eles concordaram em fazer uma trégua. Como os astrônomos podem calcular as datas dos eclipses históricos, Isaac Asimov descreveu essa batalha como o primeiro evento histórico cuja data é conhecida com a precisão do dia: 28 de maio de 585 a.C. ("Predicted Solar Eclipse Stops Battle", WIRED)


Uma versão americana
As tribos Seneca e Mohawk estavam se preparando para a guerra quando um eclipse solar total varreu a região no final da tarde de 28 de junho de 1451. As duas tribos imediatamente celebraram a paz. ("A Star Called the Sun", George Gamow).

O dia da lua morta
Em zulu, "Isandlwana" significa "o dia da lua morta". Em 22 de janeiro de 1879, por volta das 14 horas e meia, ocorreu na África do Sul um eclipse solar anular (em que a Lua é visualmente pequena para encobrir o Sol). Mas isso não teve influência sobre o resultado final desta batalha em que os zulus venceram os britânicos. (Falhanços militares, Blog EM)

=======================================================================

27/08/2018 - Incluindo ...

Em 413 a.C., um eclipse lunar causou pânico entre os marinheiros da frota de Atenas e afetou o resultado de uma batalha na Guerra do Peloponeso. Os atenienses estavam prontos para mover suas forças de Siracusa quando a lua foi eclipsada. Os soldados e marinheiros ficaram assustados com esse presságio celeste e relutaram em partir. Seu comandante, Nicias, consultou os adivinhos e adiou a partida por 27 dias. Esse atraso deu uma vantagem a seus inimigos, os siracusanos, que então derrotaram toda a frota ateniense e o exército, e mataram Nicias.

Nenhum comentário: