18 outubro, 2016

O bambu na arquitetura de Simón Velez

Genial sua obra pelo extremo bom gosto, sobretudo o bom senso dispensando a inútil alegoria estrutural e suas embiras muito em moda hoje em dia. – Jaime Nogueira

Em 1906, quando se viajava apenas por água ou terra, o visionário Alberto Santos Dumont desenvolveu o primeiro avião do mundo: o biplano 14bis. Parte da estrutura desse invento era feita de bambu, o material que atualmente serve de inspiração ao arquiteto colombiano Simón Velez.
Antes de adotar o bambu como principal elemento em sua arquitetura, o arquiteto "nascido em uma selva de bambu", como ele mesmo diz, compartilhava do desprezo dos seus conterrâneos por este material, que era considerado uma "madeira dos pobres", devido, justamente, a sua maior qualidade: a abundância.
A escolha pelo bambu veio quando o arquiteto começou a perceber suas diversas vantagens e a questionar o uso do concreto e da madeira de formas "predatórias".
A espécie mais utilizada em suas construções é a Guadua angustifolia, que cresce em abundância na região andina da Colômbia, principalmente no Triângulo do Café. Usada nas casas, desde os tempos pré-colombianos, mas até então não substituía materiais como o ladrilho, o aço e o cimento. Seu problema de junção e sua resistência eram motivos para dúvida. Mas, em 1999, foram colocados à prova no terremoto que atingiu o eixo cafeeiro, onde as casas com estrutura de bambu resistiram ao terremoto enquanto as construções de alvenaria foram ao chão.
Para Simón o bambu é um material arquitetonicamente mais "inteligente" do que a madeira, pois não concentra sua estrutura em seu eixo, já que é um elemento oco. Segundo o arquiteto, o bambu não leva vantagem apenas sobre a madeira, mas também sobre o aço, na relação peso/resistência.
Recentemente, o arquiteto utilizou o bambu em projetos na China e continua difundindo as vantagens do material e defendendo seu uso. "Para construir uma casa grande seria necessário derrubar uma pequena floresta com 130 árvores, que demoraram mais de 30 anos para se desenvolver. Com o bambu a história é diferente: como a planta brota rapidamente após o corte, à medida que a casa vai sendo construída uma nova planta já está nascendo. O bambu cresce em média 23 cm por dia. Ao final da construção se tem um novo pé com 20 metros."


No Brasil, o interesse por esse material leve e resistente cresce cada vez mais. Dos 42 tipos de bambu existentes do mundo, 38 são espécies brasileiras, e mesmo algumas delas sendo de pequeno porte e crescendo no meio da floresta, ainda assim têm o potencial de se tornarem alternativas viáveis.
O bambu é um material econômico, tem emissão zero de carbono e é muito competitivo em relação às madeiras, pois dá colheita o ano todo e jamais se esgota. É considerado por muitos a matéria-prima deste milênio.

Notas afins
Esperando o elevador, Trens de bambu e A floração sincronizada dos bambus


Nenhum comentário: