30 outubro, 2016

A ilusão de Joseph

Em 1832, Joseph Plateau criou um dispositivo capaz de produzir a ilusão de uma imagem em movimento. Chamado de Phenakistoscope, baseava-se no princípio da persistência da visão (que é quando várias imagens se misturam em uma única imagem – em nossas mentes, pelo menos). Para conseguir isso, Plateau usava discos rotativos com desenhos que apresentavam pequenos incrementos de posição.


Aparece no vídeo (em 1:16) uma imagem em movimento que ilustrou minha postagem Valsinha. É de autoria de Eadweard Muybridge.

Curiosidade
O físico Plateau tem sido muitas vezes chamado de "mártir da ciência". Em muitas publicações (populares) a cegueira de Plateau é atribuída a sua experiência de 1829 em que ele olhou diretamente para o sol durante 25 segundos. Uma pesquisa recente definitivamente refutou essa ideia. A data exata de sua cegueira é difícil de precisar. Mas foi um processo gradual durante o qual Plateau, em 1843 e início de 1844, publicou dois artigos em ele que descreveu meticulosamente suas observações científicas a respeito da própria cegueira. Após 40 anos de cegueira, ele ainda tinha sensações visuais subjetivas.

Nenhum comentário: