25 fevereiro, 2016

A voz de hélio em animais

Embora um considerável corpo de trabalhos acadêmicos tenha examinado os efeitos da respiração de hélio sobre a emissão da voz humana [1] [2], os seres humanos não são, de nenhuma maneira, os únicos animais que já foram investigados a esse respeito.
Improbable Research apresenta uma lista (não exaustiva) de exemplos de outras criaturas (aves, rãs, morcegos, golfinhos e macacos) que gritaram, guincharam e até mesmo cantaram em soprano sob a influência do hélio.
O dono da voz
A foto mostra Sir William Ramsay (1852-1916), o químico escocês que recebeu o Prêmio Nobel de Química, em 1904, "em reconhecimento de seus trabalhos (juntamente com seu colaborador, Lord Rayleigh) na descoberta dos elementos gasosos inertes no ar". Quanto a Rayleigh, também recebeu o Prêmio Nobel de Física, no mesmo ano, pela descoberta do argônio. Depois que eles identificaram o argônio, Ramsay passou a investigar outros gases atmosféricos. Seu trabalho em isolar argônio, hélio, neônio, criptônio e xenônio levou ao desenvolvimento de uma nova seção da tabela periódica.

Nenhum comentário: