06 fevereiro, 2016

Vinho e dor de cabeça

Por que alguns vinhos causam dor de cabeça?
O mais comum é associarmos as palavras vinho e dor de cabeça à ressaca. Mas algumas pessoas sofrem dessas dores com apenas uma taça do néctar de Baco. Entre as explicações populares está o efeito do SO2, que é o conservante existente na bebida.
O SO2, também conhecido como dióxido de enxofre ou anidrido sulfuroso, é adicionado ao vinho tinto para protegê-lo contra os efeitos da oxidação, atuando como um agente antimicrobiano. Além de ser adicionada ao fermentado, a substância também é produzida naturalmente pelas leveduras durante a fermentação.
Entretanto, não há conclusões definitivas sobre esse elemento ser o causador das dores de cabeça. Os sulfitos também estão presentes em damascos e outros frutos secos, alimentos que também trariam mal estar quando consumidos caso a culpa fosse totalmente desta substância.
O fato de os vinhos brancos estarem menos relacionados às dores de cabeça, mesmo com uma maior dosagem de SO2, permite apontarmos outros culpados para o possível mal estar. Nestes casos, a histamina, a tiramina e os taninos estão entre os suspeitos.

"Puxa! À primeira taça deste vinho, eu já estou com dor de cabeça."
Aceita uma taça?, A taça de vinho perfeita, In vino veritasCombinando vinhos com comidas e Vinho caro é para otários

Nenhum comentário: