18 fevereiro, 2016

A timidez do dossel

O dossel florestal é o estrato superior das florestas. Situa-se, nas florestas tropicais, entre 30 a 60 metros de altura e. ao que tudo indica, ele guarda as maiores biodiversidades do planeta,
Devido à dificuldade de acesso e de observação, é um ambiente ainda pouco conhecido.
A partir da década de 1980, biólogos e ecólogos, interessados em realizar pesquisas neste campo, passaram a adaptar técnicas de escalada utilizadas em alpinismo para a ascensão às copas das árvores. Essa técnica é conhecida como arvorismo.
A timidez do dossel (crown shyness, em inglês) é um fenômeno observado em algumas espécies de árvores. Acontece quando copas de árvores vizinhas de altura semelhante não se tocam, mas ficam separadas por espaços, o que forma bordas persistentes, visíveis a partir do solo, em torno das copas individuais. O fenômeno é mais prevalente entre as árvores da mesma espécie, mas pode também ocorrer entre árvores de espécies diferentes.

Crown shiness, The Presurfer
Discutida na literatura científica desde 1920, a timidez do dossel ainda não é bem explicada. Uma teoria sugere que os espaços entre as copas são resultantes das colisões entre os ramos balançados por ventos e tempestades. Mas não há escoriações que evidenciem esses contatos. Outra teoria, porém, sugere que as pontas em crescimento das árvores parem de crescer ao se aproximarem de folhagens adjacentes por serem mais sensíveis a níveis da luz.
De qualquer modo, este fenômeno deve contribuir para que as larvas de insetos se espalhem menos entre as árvores.

Nenhum comentário: