14 fevereiro, 2016

Lá vem o sol


Fatos sobre os girassóis
Os girassóis, em toda a sua glória e esplendor coloridos, compõem uma paisagem belíssima de se ver. Mas, em sua natureza, há mais do que apenas sua beleza exterior. Estas plantas polivalentes dão origem a lanches saudáveis, óleo comestível, biodiesel, ornamentação de ambientes, farelos para a nutrição animal e sementes para pássaros.
Deixe seu jardim do conhecimento florescer com os fatos seguintes sobre o Helianthus annuus.
  1. Como as batatas, os tomates e o milho, estas plantas não se originaram na Europa. Elas foram cultivadas na América do Norte, já em 3000 a.C., e desde então desenvolvidas para serem alimentos, remédios, corante e óleo. Em seguida, elas foram exportadas para o resto do mundo pelos conquistadores espanhóis, por volta de 1500.
  2. O czar Pedro, o Grande, ficou tão fascinado por estas "flores ensolaradas" (que ele viu na Holanda) que levou algumas para a Rússia. Neste país, tornaram-se populares assim que as pessoas descobriram que o óleo da semente de girassol, ao contrário de outros óleos, não era proibido de ser consumido durante a Quaresma pela Igreja Ortodoxa Russa. Por volta do século 19, o país estava plantando dois milhões de acres de girassóis a cada ano.
  3. Imigrantes russos para os Estados Unidos, no século 19, trouxeram de volta sementes de girassol – que produziam flores maiores–, o que provocou um interesse renovado pela planta nativa americana. Mais tarde, a produção de girassol explodiu nos EUA, quando agricultores do Missouri começaram a produzir óleo de girassol e quando o Canadá, em 1946, criou a máquina de esmagamento de sementes.
  4. Os girassóis exibem um comportamento chamado heliotropismo. Os botões florais e as jovens flores ficam viradas para o leste de manhã e seguem a trajetória do sol durante o dia. Contudo, quando as flores ficam mais pesadas, na fase de produção de sementes, e suas hastes apresentam-se endurecidas, elas em geral permanecem voltadas para o leste.
  5. As flores não só "olham" para o sol, elas precisam muito dele. Elas crescem melhor com cerca de seis a oito horas diárias de exposição à luz solar. E podem crescer até cerca de 5 metros, embora muitas variedades tenham sido desenvolvidas para diferentes alturas. Flores plantadas muito próximas não competem entre si quanto ao potencial de florescimento.
  6. No verão de 2014, o veterano Hans-Peter Schiffer entrou para o Guinness World Records,  pelo terceiro ano consecutivo, com um girassol que mediu 9,17 metros. A brigada de incêndio local emprestou um andaime para ajudar na medição desse girassol
  7. Cada "cabeça" de girassol é constituída de milhares de minúsculas flores. As pétalas, que vemos na parte exterior, não têm papel na reprodução. É nas florzinhas do disco central, onde as sementes se desenvolvem, que estão os órgãos sexuais masculinos e femininos da planta, e cada florzinha produz uma semente. Eles podem se auto-polinizarem ou serem fecundadas pelo pólen transportado pelo vento ou pelos insetos.
Confira este vídeo time-lapse de girassóis crescendo, a partir de sementes, no interior de uma residência.



Fonte: Mental Floss e outros sítios

Florilégio
Uma flor de casa |  Os girassóis de van Gogh |  Sobre funerais

Nenhum comentário: