13 janeiro, 2014

O lixo espacial

É constituído pelos inúmeros objetos de fabricação humana que se encontram em órbita, ao redor da Terra, sem que desempenhem mais qualquer função útil. Podem ser satélites desativados, estágios de foguetes, ferramentas e até mesmo coisas pequenas, como uma luva que foi perdida no espaço por Neil Armstrong, na missão Gemini VIII, em 1966.
Movendo-se em velocidade orbital em volta da Terra, esses objetos apresentam riscos de causar acidentes, tanto em órbita quanto numa possível reentrada na atmosfera terrestre.
Mas não exageremos. A luva de Armstrong não precisa entrar nessa  lista de objetos potencialmente acidentários.

Ilustração: Fabiano dos Santos

2 comentários:

Fabiano Cartunista disse...

Meu nome é Fabiano e sou cartunista.Em minhas "andanças" pela internet encontrei o seu Blog, achei bem interessante as publicações. Parabéns pelo trabalho. Inclusive em uma delas vi um cartum de minha autoria do meu personagem Homem Linha. Achei bacana usar o trabalho para ilustrar a matéria sobre o lixo espacial, mas gostaria por favor, que colocasse o CRÉDITO de onde retirou a imagem, ou seja, o nome do autor: Fabiano dos Santos e o endereço do site: www.fabianocartunista.com (direitos autorais). Caso não queira colocar o crédito, por favor retire a imagem,

Paulo Gurgel disse...

Olá, Fabiano.
Reparei o erro de haver publicado nesta postagem o seu desenho sem o crédito.
Acredito não ter identificado a autoria dessa imagem quando a encontrei na internet, daí o que aconteceu.
Aproveitei a oportunidade para ver em seu site o belo trabalho que você faz.
Há tempos fiz o slideshow "Personagens do Henfil"(https://docs.google.com/presentation/d/1yY7erP16zSX3ko_0fMzr_yhVsxCdgluHRTidKkrbIjo/present?slide=id.i0), em homenagem a esse mestre do cartum nacional.
Se gostar e desejar incorporá-lo à sua página, fique à vontade.
Um abraço.