28 junho, 2012

Pi morto, Tau posto

O número Pi (π) é um dos símbolos matemáticos que desperta paixões entre os aficionados da ciência, não só por ser o depositário do segredo da proporção do círculo como também por sua falta de periodicidade decimal. Calculando-se trilhões de decimais para este número, não se encontrou um padrão de repetição.  É um número surpreendente, mas que pode estar prestes a desaparecer.
Pelo menos, o que poderia acontecer se alguns matemáticos, entre eles estão Bob Palais, da Universidade de Utah, conseguissem convencer os demais da tese de sua incorreção. Não, calma! Não é que o valor de Pi possa ser diferente de 3.14159264... etc. O problema é que, em verdade, deveríamos falar de 2π, ou seja, deveríamos falar de Tau (τ) .
Para Palais, autor do famoso ensaio Pi is wrong, estamos apostando na constante matemática errada. O verdadeiro "número sagrado" do círculo é 2 vezes Pi e não o próprio Pi. Isto levou-o a escrever o Manifesto Tau, no qual também propõe que a nova constante do círculo tenha um nome: o da letra grega τ (Tau).
Assim, o número mágico deveria ser 6,28 (a razão entre a circunferência de um círculo e seu raio) e não o arquiconhecido 3,14 que relaciona a circunferência com o seu diâmetro (uma propriedade irrelevante em geometria).
Desde que Palais, no ano passado, deu o novo nome para a constante 2pi (o citado Tau) que o barulho causado por seus seguidores vem aumentando. Eles sonham em substituir o Pi pelo novo símbolo nos livros e calculadoras em todo o mundo . E também propõem que, se 14 de março (3-14, na datação em inglês) é a data dedicada ao Pi, o novo Tau deva ser comemorado em 28 de Junho (6-28, idem).

Ler tudo em ¿Es el número Pi incorrecto?  In: es.noticias.yahoo.com 

Bônus
A Música do Tau (para ser comparada com A Música do Pi).

Nenhum comentário: