23 dezembro, 2011

Línguas artificiais

VOLAPÜK - Esta palavra, em seus elementos constitutivos, significa fala do mundo. Foi inventada em 1880, na Áustria, pelo sacerdote católico Johann Schleyer, que colheu grande parte do vocabulário na língua inglesa (40%), assim como no grego e no latim, porém criando regras arbitrárias e derivações que deram causa a muitas reservas. O volapük entrou em colapso devido à intransigência do seu autor que não permitia nenhuma modificação de suas regras.
ESPERANTO - A mais bem sucedida das línguas artificiais. Apresenta 10 milhões de falantes (entre fluentes e não fluentes) em todo o mundo. É a língua oficial de algumas organizações. Foi criada em 1887 por Lazarus Zamenhof, médico oftalmologista e filósofo, de origem judaica e radicado em Varsóvia.
INTERLÍNGUA - É uma linguagem científica internacional composta de elementos comuns às principais línguas do mundo ocidental. Teve seu início em 1924, através da International Auxiliary Language Association, e, a partir de 1953, tem sido difundida pelos esforços do Science Service, de Nova Iorque.
INTERGLOSSA - Uma invenção do zoólogo inglês Lancelot Hogben, que foi muito combatida pelos partidários do Inglês Básico. Quanto a este, que foi também proposto como língua internacional (não artificial), trata-se da língua inglesa reduzida a um "esqueleto" de umas mil palavras.

Nenhum comentário: