15 julho, 2011

Vulcões no Brasil

Se você depende da crença de que não existem vulcões no Brasil para sustentar algum tipo de ufanismo vai se decepcionar com o que eu vou afirmar. Existem vulcões no Brasil.
Como o Pico do Cabuji, também conhecido como Peito de Moça, que fica no município de Angicos, Rio Grande do Norte. No caminho entre Natal e Mossoró, e há quem diga que ele, com seus 590 metros de altitude, é o verdadeiro Monte Pascoal. Bem, como é um Peito de Moça que já mirrou (desde o Holoceno), é melhor eu seguir viagem.
À ilha de Trindade, que tem numerosos centros vulcânicos. A cerca de 1200 quilômetros da costa do Estado de Espírito Santo, e com íngremes paredões, essa ilha só pode ser visitada de helicóptero. E uma pequena guarnição da Marinha brasileira que vive por lá diz nunca ter visto sinais de atividade vulcânica. Precisaria ter residência fixa na ilha há 40 mil anos para ter pisado na lava ainda quente.
Ah, o Vulcão de Nova Iguaçu! Situado no município de mesmo nome no Rio de Janeiro, este vulcão está completamente extinto. Aliás, pode até não ter existido. As comunidades acadêmicas estão divididas e mantêm há anos acaloradas discussões sobre a realidade do vulcão, indo das placas tectônicas ao fluxo piroclástico. Etc. A mim pouco importa que grupo vá ganhar a contenda, eu não preciso deste vulcão para acendrar (sinônimo de limpar com cinzas) a alma do meu Brasil varonil.
Não muito longe de Nova Iguaçu, mais precisamente na capital do Estado, é onde eu encontro finalmente o meu argumento a fortiori. Ocorre no Rio de Janeiro a maior concentração de vulcões do mundo. A cidade tem centros vulcânicos para islandês nenhum botar defeito. Disfarçados de bueiros da Light, eles explodem a todo instante pela cidade, inquietando a população. E basta uma centelha num desses hot points para garantir a sua ignição.

Paulo Gurgel

Ler também: Agora é cinzaUm vulcão sem o guardião.


Revista Turismo - Caldas Novas: outras informações enviadas por Fernando Gurgel.

Surgiu no RJ um movimento para mudar o nome da cidade para "Bueiros nos Ares". FOTOGALERIA

3 comentários:

Fernando Gurgel disse...

Diz-se que a maioria das estâncias termais estão localizadas em cima de vulcões extintos.

Caldas Novas, aqui perto do Distrito Federal e que conhecemos bem, é uma delas. Suas águas quentes, seu rio quente, a própria Serra de Caldas, ao longe, tem os contornso que lembram o de um grande vulcão.

Hoje, é um lugar maravilhoso para se descansar e relaxar em suas águas termais.

Paulo Gurgel disse...

Caldas Novas na vulcanologia nacional.
Está feito o registro, Fernando.

Fernando Gurgel disse...

Eu tinha um livro que contava toda a história da cidade, mas perdi-o.

Quando for à Caldas Novas - este ano vai demorar um pouco - vou adquirir novo exemplar e enviá-lo.

Enquanto isso, segue um endereço onde constam informações importantes sobre a cidade:

http://www.revistaturismo.com.br/Dicasdeviagem/caldasnovas.htm