04 março, 2011

Hiram, o Camelinho Manco


por Muammar Kadafi

“Era uma vez um pequeno camelo líbio cujo dono houve por bem batizá-lo de Hiram. Isso porque manquitolava da pata esquerda traseira. Era um camelo inútil, mais um traste e uma despesa na vida do dono, que exercia a nobre profissão de funileiro. Sensato que era, Nassib, pois esse o nome do dono da tenda e do estabelecimento comercial, ao ver o bicho se arrastando, com suas poucas semanas de vida, pelos arredores da tenda, não teve dúvida. Tomou de um pedaço de pau e arrebentou-o todo, da cabeça aos pés. Foi sangue miolo, tudo, por todos os lados. Estavam agora salvas duas vidas, a de Nassib, vida útil, e a de Hiram, vida inútil. A sociedade, mesmo no deserto, precisa manter uma ordem e um equilíbrio. Assim se passou o fim de Hiram e assim continuaram os dois até que Hiram começou a feder e Nassib fez com que um de seus empregados, Haroun, o Idiota, o enterrrasse bem longe, na mais distante duna possível. Viver é uma lição incessante.”

Este conto, que foi considerado "antológico" por Pierre Salinger (ex Secretário de Imprensa dos EUA), faz parte do livro "Fuga para o Inferno e Outras Histórias", que o ditador líbio publicou em 1998. Salinger, por sinal, foi o prefaciador do livro de Muammar Kadafi (o que tem 37 grafias diferentes para o seu nome em árabe, segundo Ivan Lessa).
Sobre a obra (ainda no catálogo de vendas da Amazon britânica), o Guardian expressou-se da seguinte forma: “O que descobrimos é uma mente que não consegue desenvolver um pensamento coerente por muito tempo, é cheia de dicotomias grosseiras e de nonsense, e tagarela aleatoriamente, implodindo antes de explodir de novo numa erupção de palavrório surreal”. Uma crítica redigida por "um cão infiel", certamente.
Acossado por revoltas que explodem em seu país, e com os seus bilhões de dólares bloqueados em bancos do exterior, o título desse livro pode ter sido profético para o autor. Viver é uma lição incessante. PGCS

Como se escreve o nome Muammar Kadafi
Confira aqui a lista completa de possibilidades gráficas para o nome dele.

A vingança do irmão mais velho de Hiram
VÍDEO

Nenhum comentário: