Papa-Léguas (no original, Road-Runner) e Coiote (no original, Wile E. Coyote) são personagens de desenhos de animação criados por Chuck Jones, em 1949, para os estúdios Warner Bros. Eles são baseados em dois animais reais e nativos dos desertos do sudoeste americano: o galo-corredor e o coiote.
- O Papa-Léguas não pode prejudicar o Coiote; ele só deve correr e fazer “bip-bip” (regra com duas violações).
- O Coiote não pode ser afetado por nenhuma força externa: seu fracasso deve advir da própria inépcia ou do uso dos produtos Acme. Trens e caminhões são exceções de vez em quando.
- O Coiote poderia acabar com sua caçada a qualquer momento, não fosse ele um fanático. Entretanto, ele jamais desistirá, já que está sempre certo de que sua próxima tentativa será bem sucedida. A propósito: "Um fanático é aquele que redobra seu esforço quando tenha esquecido o seu objetivo." George Santayana.
- Está vetado qualquer diálogo, com exceção de “bip-bip”, além das placas com que o Coiote se comunica com o público (regra com uma violação).
- O Papa-Léguas nunca deve deixar a estrada (regra violada ocasionalmente). Não é a toa que ele é chamado Road-Runner (em inglês).
- Todas as ações devem se passar no ambiente natural dos dois personagens: o deserto norte-americano (regra com uma violação).
- Todas as ferramentas, armas e outros artefatos são da Acme Corporation.
- Sempre que possível, a gravidade é o pior inimigo do Coiote.
- O Coiote sempre sai mais humilhado do que ferido de suas armações.
- E a simpatia do público com relação ao Coiote não deve acabar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário