14 setembro, 2009

He, Tarzan

Tarzan é um personagem de ficção criado por Edgar Rice Burroughs no romance "Tarzan of the Apes", de 1912. O escritor estadunidense, até 1965, ainda escreveria mais 23 romances (e alguns contos avulsos) sobre as aventuras desse personagem.
Filho de nobres ingleses, Tarzan foi criado por macacos na África depois que seus pais morreram. Sendo ele uma espécie de adaptação moderna da tradição mitológica de heróis criados por animais (V. lenda de Rômulo e Remo).
Burroughs criou a sua obra sem ter conhecido o continente africano.
A partir de 1919, as aventuras de Tarzan passaram a ser exibidas no cinema. Em 1929, começaram a ser desenhadas para as tiras de jornais e revistas de histórias em quadrinhos. Entre 1966 e 1968, as suas aventuras foram filmadas para a televisão.
Dentre os atores que fizeram o papel de Tarzan no cinema foi o nadador Johnny Weissmuller, que o encarnou em 12 fitas, o seu intérprete mais famoso em todos os tempos. Com ele é que se originou o grito de vitória de Tarzan.
Reproduzido por todos que o sucederam nas telas do cinema, esse grito é uma mixagem dos sons de um barítono, uma soprano e de cães treinados, segundo a Wikipédia.
Embora o cartunista Ziraldo Pinto, num pôster que fez para o Pasquim, tenha identificado um outro mecanismo para a produção do grito.

Nenhum comentário: