28 julho, 2009

Maçã x Pera

O Professor Jean Vague, da Universidade de Marselha, França, foi o primeiro a sugerir (em 1947) que as complicações da obesidade não dependiam apenas do excesso de gordura no corpo humano. Eram também uma consequência de como ela se distribuía no corpo das pessoas obesas. Assim, Vague cunhou os termo "androide" para a forma de obesidade mais observada em homens (em maçã), na qual o diabetes e a doença cardiovascular são complicações comuns, e o termo "ginoide" para a forma de obesidade mais observada em mulheres (em pera), na qual a gordura se deposita nas partes inferiores do corpo e que tem caráter menos maléfico.
As observações feitas por Vague não receberam uma imediata atenção da comunidade médica. Foram necessários mais de 35 anos para que fossem avalizadas por estudos epidemiológicos prospectivos.

3 comentários:

Eudóxia Sousa disse...

Olá Dr Marcelo, seu blog é de excelente qualidade, porem estou entrando em contato com o senhor atraves dele pois nao consegui o seu numero la no ICC.
Sou a Eudóxia, ja trabalhei na Nutrição do hospital e gostaria muito de comprar um livro seu intitulado Saude Publica: auto avaliação e revisao, mas ainda nao encontrei nas livrarias que frequento. GOstaria da sua ajuda para me informar onde posso encontrá-lo. Muito obrigada pela atenção! Abs!
Eudóxia Sousa

Eudóxia Sousa disse...

Dr Paulo me perdoe houve um equivoco, achei que estava escrevendo um comentario p/ o Dr Marcelo Gurgel, mais uma vez desculpe.
O que expressei sobre o seu blog reafirmo pois tenho acompanhado durante essa semana o seu conteudo e acho de muito bom gosto.

Grata e desculpe o transtorno,
Eudóxia Sousa

Paulo Gurgel disse...

Reenvio o comentário de Eudóxia Sousa ao Blog do Marcelo, o legítimo destinatário de sua mensagem.
Após agradecer a Eudóxia por seu elogio ao blog EntreMentes.