12 julho, 2009

Nosso Jackson

Passadas as exéquias de Mr. Jackson, veio-me fortemente à lembrança de que, cá por estas bandas, já viveu outro Jackson. O paraibano José Gomes Filho (1919-1982) que, sob o nome artístico de Jackson do Pandeiro, muito contribuiu para consolidar os ritmos nordestinos (xote, xaxado, baião, coco, frevo) e para tornar ainda mais sincopado o nosso samba.
Ele foi reverenciado por Jacob do Bandolim como "o que cantava com maior sentido rítmico no Brasil". Giberto Gil, João Bosco e Alceu Valença, entre outros, são seus herdeiros artísticos.
É de Alceu Valença esta declaração:
"Costumo sempre dizer que o Gonzagão é o Pelé da música e o Jackson, o Garrincha."


Vídeo de um encontro histórico de Jackson do Pandeiro com o maranhense João do Vale, o criador de "Carcará". Nesta gravação, feita em 1982, os dois cantam "O Canto da Ema" (de João do Vale e outros), acompanhados por um regional (com o sambista Bezerra da Silva na zabumba), durante uma travessia da barca Rio-Niterói.

2 comentários:

Bernardo Wittlin disse...

Meu caro Paulo,
Sou Bernardo Wittlin, médico do Rio de Janeiro que trabalhou ano passado em Tabatinga AM, e dono do blog cronicasdopirarucu, que mereceu sua visita e comentário há algum tempo. Muito me interessou sua experiência como médico militar no Alto Solimões, em uma época em que as coisas deviam ser bem diferentes.
Tenho a vontade de escrever um romance ficcional ambientado justamente lá e ando, pois, pesquisando mais sobre aquela região. Talvez o senhor possa me ajudar um pouco com isso, o que me faria muito grato. Meu email é bernardo.bw@gmail.com. Grande abraço

Paulo Gurgel disse...

Prezado Bernardo:
Olá.
Inicialmente, agradeço-lhe os comentários que fez em meu blog EntreMentes.
E, até onde a memória me permitir,
coloco-me à disposição de seu projeto de escrever um romance ambientado nessa região do país em que, em épocas diferentes, ambos já vivemos.
Meu e-mail é pgcs@ig.com.br.
Um grande abraço.