07 fevereiro, 2009

A canção-cidade

Em 1932, gravada por Gastão Formenti, foi lançada com êxito a canção "Maringá". Composta pelo médico Joubert de Carvalho, em parceria com Olegário Mariano, essa canção marcou época no Brasil. Em seu processo de criação, imaginaram os autores uma cabocla, Maria, retirante de Ingá (PB), uma cidade nordestina assolada pela seca. A fictícia Maria do Ingá, que se tornaria a Maringá da canção.
É comum nome de cidades inspirarem canções, mas, neste caso, surpreendentemente, o nome da canção é que deu origem ao nome da cidade. Muito cantada pelos trabalhadores que construiam uma nova cidade no Paraná, "Maringá" acabou sendo o nome escolhido para designar essa cidade pela direção da companhia construtora. 
Adiante, Joubert de Carvalho ainda comporia outra música para Maringá: "A cidade que nasceu de uma canção". E a cidade de Maringá, por sua vez, o homenageria em vida com o nome de uma rua e um busto em praça pública.
Abaixo, garimpados no Metacafe, dois vídeos com "Maringá":
1) Com o violonista Fernando Deghi, no programa "Viola, minha viola", em execução precedida pela segunda parte do "Prelúdio nº 3", de Villa-Lobos.
2) Com o cantor Leo Marini, numa versão de "Maringá" para o espanhol (em ritmo de bolero).
 

Nenhum comentário: