19 maio, 2008

Sexador de pintos

Este termo se refere à pessoa que faz a seleção de pintos por sexo. Na Classificação Brasileira de Ocupações, a CBO, do Ministério do Trabalho e Emprego, encontra-se sob o código 6235-25, e deste profissional se requer que tenha: 1) nível médio de escolaridade; 2) prática de um a dois anos no local de trabalho.
Que faz o sexador de pintos? Poucas horas após o nascimento destes, examina as características da cloaca, a tonalidade da penugem e a forma da asa para fazer a separação dos pintos por sexo. Com este trabalho, o sexador antecipa as utilizações específicas para essas aves.
A CBO não registra, mas descobri que existe também o sexador de cochinilhas: o profissional que separa estes insetos conforme o sexo. Mas que faz isto exclusivamente com as espécies de cochinilhas que apresentam interesse comercial. Como, por exemplo, com as espécies das quais se extrai o corante carmim. E, como este corante é encontrado somente no corpo das fêmeas, daí a necessidade de serem elas previamente identificadas.

Para ler no trabalho: Sexador de cochinillas: Un oficio con futuro (em espanhol). Aqui.

10 comentários:

Leandro (Uberlandia / MG) disse...

Ola Paulo, muito legal a descrição de sexador de pintos. Sou sexador e trabalho na area ha 18 anos, esta é a primeira vez que encontro algo sobre o assunto na net. Obrigado e tudo de bom

Anônimo disse...

aah , minha professora pediu pra pesquisar na net uma profissão inusitada e eu pesquisei e entres muitas opções eu escolhi sexador e vim nessa página e peeguei tudo daq.
tá muito bom :)
tô no 1º ano do ensino médio.
sou de mossoró-rn.
gostei bastante :**

Paulo Gurgel disse...

Obrigado pela visita e pelo comentário inserido.
Volte sempre a este blog.
Seu nome também é inusitado, Jessyka Karollynny.

Anônimo disse...

Que loucura, quando vi essa palavra pela primeira vez pensei que sexador era quem fazia sexo, mas que engano fui direto no Google e essa pagina matou minha cusiosidade. O trabalho do sexador é importante e muito útil.

Paulo Gurgel disse...

Interatividade é igual a Google.

Anônimo disse...

Olá Paulo!
Tenho interesse em exercer essa profissão. Moro em São Paulo
al e não consegui encontrar no Google uma indútria que trabalhecom esse segmento só no interior... Poderia me ajudar?

Obrigada!

Paulo Gurgel disse...

Meu caro,
Parabenizo-o pelo interesse nesta profissão.
Infelizmente, não disponho da informação que solicita. Talvez a encontre em sites de vagas de empregos (o Catho, por exemplo).
Enquanto isso, assista a esta reportagem:
http://youtu.be/_KXxo7hBdK4
Abraço.

dado disse...

sou tecnico agrícola e trab alho no incubatorio de uma grande empresa.Tenho muita vontade de ser um sexador,mas até agora não sei como fazêlo.Quem souber ou puder me ajudar eu agradeço.valeu...

Paulo Gurgel disse...

Dado,
O recado está dado.
PS - Quem souber ou puder ajudá-lo como poderá se comunicar com você?

Unknown disse...

Eu trabalho com sexagem ...