04 setembro, 2007

A arte datilográfica de Paul Smith

Paul Smith, este homem de extraordinário talento, nasceu na Filadélfia em 21 de setembro de 1921. Era portador de uma paralisia cerebral espástica, uma enfermidade que lhe causava severas dificuldades para falar e movimentar-se. Contudo, essas limitações não o impediram de se tornar um artista, além de ter sido um bom jogador de xadrez.
Quando datilografava, Paul usava a mão esquerda apenas para apoiar a direita. Como não conseguia apertar duas teclas ao mesmo tempo, ele quase sempre conservava a shift pressionada e fazia seus trabalhos com as teclas da primeira fila horizontal. Por isso, os seus quadros eram baseados principalmente nestes símbolos: ... @ # $ % ^ & * () _.
Na medida em que dominava o manuseio da máquina de escrever, ele passou a desenvolver técnicas para criar sombras, cores e texturas, o que fazia seus trabalhos se assemelharem a desenhos com lápis ou crayon.
Através de sete décadas, Paul criou centenas de quadros. Freqüentemente, ele se desfazia dos originais; algumas vezes, porém, os originais (ou suas cópias) tiveram melhor destino, e ficaram preservados. Como estes que estão no acervo digital do Scribd.
Faleceu Paul Smith em 25 de junho de 2007.

Nenhum comentário: