06 setembro, 2007

Ao infinito

Byte (pronuncia-se “baite”) é a unidade básica de memória em computação. Representa o total de bits necessário para especificar uma letra, um número ou um símbolo, que é de 8 bits.
Leia agora uma descrição comparativa dos múltiplos dessa unidade que o jornalista Ethevaldo Siqueira preparou a partir da classificação do International System of Units:
Kilobyte (Kb) equivale a mil bytes (10 elevado à terceira potência). Exemplo: um artigo de 100 palavras.
Megabyte (Mb), a um milhão de bytes (10 elevado à sexta potência). Exemplo: um livro de 100 páginas.
Gigabyte (Gb), a um bilhão de bytes (10 elevado à nona potência). Exemplo: a Quinta Sinfonia de Beethoven.
Terabyte (Tb), a um trilhão de bytes (10 elevado à décima segunda potência). Exemplo: todas radiografias de um grande hospital, como o Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Petabyte (Pb), a um quatrilhão de bytes (10 elevado à décima quinta potência). Exemplo: metade do conteúdo de todas as bibliotecas acadêmicas dos EUA.
Exabyte (Eb), a um quintilhão de bytes (10 elevado à décima oitava potência). Exemplo: cinco exabytes equivaleriam à totalidade das palavras já pronunciadas pela humanidade.
Zettabyte (Zb), a um sextilhão de bytes (10 elevado à vigésima primeira potência). Exemplo: informação equivalente ao total de grãos de areia existentes em todas as praias do mundo.
Yottabyte (Yb), a um setilhão de bytes (10 elevado à vigésima quarta potência). Exemplo: o total de informação equivalente ao número de átomos contidos no corpo de 7 mil pessoas.
Fonte: Manual do Último Segundo

Também já se fala num hipotético Googolbyte para designar um número de bytes igual a 10 seguido por 100 zeros. O que equivaleria a todos os átomos contidos na Via Láctea.
Esta ilustração do CanalKids tem o tamanho de 14.987 bytes.

Um comentário:

. disse...

Hoje posso dizer que sou doutor do "ABC" da informática, mas antes, ora antes, eu só sabia que em mulher a gente não "baite" nem com disquete. rsrsrs. Se não deu pra rir, também não deu pra chorar!