04 maio, 2007

Programa InterNação

O Programa InterNação foi desenvolvido por uma equipe de clínicos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e de seu Hospital das Clínicas com a finalidade de oferecer atualização aos profissionais médicos. Essa atualização diz respeito a doenças que são freqüentes em ambiente hospitalar, as quais são apresentadas e discutidas durante os cursos do referido programa.
Em seus dois módulos - I e II - o Programa InterNação está assim estruturado:
1) Manual de revisão sobre as doenças que são abordadas no curso, com a distribuição de um exemplar a cada participante.
2) Conjunto de aulas teóricas interativas sobre casos clínicos reais, com a condução das aulas a cargo de um professor de alto nível.
3) Prova escrita para a avaliação do grau de aproveitamento dos participantes do curso, com a autocorreção pelo gabarito de respostas.
No Módulo I os temas abordados são os seguintes:
1) Insuficiência cardíaca congestiva.
2) Exacerbação aguda da doença pulmonar obstrutiva crônica.
3) Pneumonia adquirida na comunidade.
4) Tromboembolismo no paciente clínico.
Que, por serem doenças e situações clínicas altamente prevalentes em nosso meio, estão dentre as cinco causas mais comuns de internação de pacientes pelo Sistema Único de Saúde.
No Módulo II o tema central é a avaliação peri-operatória.
Em duas oportunidades - 2006, sob a orientação do Prof. Milton de Arruda Martins, e 2007, sob a orientação do Prof. Willy Akira - o Hospital de Messejana, em Fortaleza, foi contemplado com o Módulo I do Programa InterNação. Médicos, residentes e estagiários que participaram dos cursos foram unânimes em reconhecer que os cursos ministrados contribuem para um melhor manejo terapêutico dos pacientes sob seus cuidados.
O Programa InterNação, que tem o patrocínio do laboratório farmacêutico Sanofi-Aventis (aqui elogiado pela importante iniciativa), conta em Fortaleza com a presteza e a dedicação do Sr. Ubitanan, funcionário do referido laboratório e que tem sido pessoa-chave para o sucesso dos cursos em nossa cidade.

Nenhum comentário: