21 dezembro, 2025

Mandinga

Uma das heranças islâmicas da cultura brasileira é a mandinga. Algo que hoje em dia é associado com feitiçaria, na verdade teve sua origem em uma pequena bolsa de couro, contendo versos do Alcorão, que era transportada por escravos muçulmanos. Remete ao povo Mandinga, da África Ocidental, que carregava costumeiramente esses amuletos (patuás).
No contexto da capoeira, mandinga representa a habilidade do capoerista em surpreender (enganar) o oponente, como uma espécie de "malícia de jogo". Esta "esperteza" é muito apreciada e consta na letra de diversas canções.
Significados de "Mandinga" em canções:

1. Magia e Fé. Canções podem descrever mandingas como feitiços, rezas ou simpatias, muitas vezes para conseguir amor ou resolver problemas, como em "Mandinga", de Ataulfo Alves e Carlos Imperial, gravada por Clara Nunes.
http://youtu.be/CAE4dgPl4ZA?si=4NmZ2whti7BOhjyO


2. Capoeira. Na capoeira, mandinga é a malícia, a ginga, a esperteza para enganar o adversário, presente em pontos (cantigas) de capoeira, como em músicas sobre a Pomba Gira Rosa Caveira.

3. Resistência e Cultura. Em músicas como a de Murica em "Mandinga" é um símbolo de resistência contra a opressão, valorizando a sabedoria popular e a identidade étnica.

Nenhum comentário: