Nós, brasileiros, aprendemos que fenômenos naturais como terremotos e vulcões não são motivo de preocupação. Mas esta semana trouxe uma notícia diferente. A atividade de um vulcão próximo à África teria capacidade de provocar efeitos na costa brasileira. O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma - ilha que compõe o conjunto das Ilhas Canárias espanholas - têm o potencial de provocar um tsunami na costa brasileira.
O vulcão vinha aumentando sua atividade sísmica ao longo dos últimos dias e entrou em erupção neste domingo (19/09/21). Fontes de lava e nuvens de fumaça foram registradas no local. Entretanto, para as atividades vulcânicas do Cumbre Vieja causarem impacto na costa brasileira seria necessário um grande colapso do vulcão. Se isso ocorresse, um tsunami poderia atingir toda a costa brasileira, de norte a sul, bem como de outros países banhados pelo Oceano Atlântico. Essa possibilidade, no entanto, é considerada remota por especialistas.
Caso o desmoronamento do vulcão ocorra, a costa do Ceará, que inclui Aquiraz, vai sofrer efeitos severos, porque o alinhamento geral da costa do Ceará é perpendicular à direção de propagação do tsunami (figura). O centro da cidade de Aquiraz fica a 14 metros de altitude. Se o tsunami for do porte daquele que ocorreu no Japão em 2011 (o tsunami de Sendai, que atingiu a Central Nuclear de Fukushima), "a cidade será destruída, e do famoso Beach Park não vai sobrar nada" (Mitsuru Arai, in "Quora").
Nenhum comentário:
Postar um comentário