15 março, 2023

Morre Theo de Barros, coautor de "Disparada"

São Paulo - O violonista, compositor e arranjador Teófilo Augusto de Barros Neto morreu na madrugada desta quarta-feira (15), aos 80 anos.
Nascido no Rio de Janeiro, Theo sempre será lembrado, entre outros motivos, por integrar o Quarteto Novo, nos anos 1960.
Em parceria com Geraldo Vandré, fez a canção "Disparada", que dividiu o 1.º lugar com "A Banda", de Chico Buarque, no festival da TV Record, em 1966.
Outro de seus sucessos foi "Menino das Laranjas", que Elis Regina gravou em seu primeiro compacto.
Foi também diretor musical de peças teatrais como "Arena conta Zumbi" e gravou seis álbuns em sua carreira. Fonte: Jornal GGN


Uma nota pitoresca na apresentação de "Disparada" foi a utilização de uma queixada de burro como instrumento de percussão. A novidade, descoberta por Airto Moreira numa loja em Santo André, emprestou maior rusticidade ao acompanhamento, além de evocar uma visão forte de um sertão assolado pela seca. Zuza Homem de Mello recorda o sucesso da queixada. Era incrível como um instrumento sem ressonância (a "ressonância" ficava por conta dos dentes frouxos da queixada) pudesse fazer um som tão alto. O sertão e a cidade

Nenhum comentário: