09 maio, 2022

A primeira foto da Terra obtida do espaço

Em 24 de outubro de 1946, não muito depois do fim da Segunda Guerra Mundial e anos antes do satélite Sputnik inaugurar a era espacial, um grupo de militares e cientistas no deserto do Novo México viu algo novo e maravilhoso - as primeiras imagens da Terra como vistas do espaço.

Vista da Terra de uma câmera no V-2 # 13 lançado em 24/10/1946. 
(White Sands Missile Range / Applied Physics Laboratory)

As fotos granuladas em preto e branco foram tiradas de uma altitude de 105 quilômetros por uma câmera cinematográfica de 35 milímetros montada em um míssil V-2 lançado do White Sands Missile Range. Capturando um novo quadro a cada segundo e meio, a câmera do foguete subiu direto, em seguida, caiu de volta à Terra minutos depois, colidindo no solo a cerca de 550 quilômetros por hora. A própria câmera foi destruída, mas o filme, protegido em uma fita de aço, saiu ileso.
Antes de 1946, as fotos mais altas já tiradas da superfície da Terra eram as do balão Explorer II, que havia ascendido 22 quilômetros em 1935, alto o suficiente para discernir a curvatura da Terra. As câmeras V-2 atingiram quase cinco vezes essa altitude, onde mostravam claramente o planeta em contraste com a escuridão do espaço.

https://www.airspacemag.com/space/the-first-photo-from-space-13721411/

Nenhum comentário: