02 maio, 2022

O "Novo Mundo" antes da chegada de Colombo

Quando Cristóvão Colombo chegou ao outro lado do Atlântico em 12 de outubro de 1492, o "Novo Mundo" era um lugar complexo, diverso e fascinante.
Ao contrário do que fizeram parecer muitos relatos de europeus na época, o continente era muito povoado e abrigava sociedades dinâmicas, cuja sofisticação, em muitos casos, não tinha paralelo na Europa.
Nas Américas viviam entre 40 e 60 milhões de pessoas, segundo estimativas mais recentes. Elas falavam cerca de 1.200 idiomas diferentes, agrupados em 120 famílias linguísticas, disse à BBC News Brasil Charles C. Mann, autor do livro "1491 - Novas revelações das Américas antes de Colombo".
Desde estruturas sociais quase democráticas, passando pelo manejo de florestas e o domínio da engenharia e da matemática, os povos originários da região ajudaram a criar grande parte do mundo que vivemos hoje, mesmo que não tenham recebido o crédito. Um exemplo disso é o milho, [1] uma criação mesoamericana que revolucionou a alimentação humana e se tornou um componente essencial na dieta mundial.
"A domesticação e a manipulação genética de plantas é a tecnologia mais impressionante desenvolvida pelos indígenas na América", disse à BBC Brasil o arqueólogo americano Kurt Anschuetz, especialista na agricultura de povos pré-colombianos da América do Norte.
Os nativos também tinham "uma dieta mais equilibrada e mais nutritiva” do que em outras partes do mundo na época, graças não somente ao milho, mas também ao cultivo da batata, [2] do abacate, do tomate e das abóboras, entre outros. Diferentemente do que ocorría no "Velho Mundo", não havia evidência de períodos de fome prolongada entre eles, segundo Charles C. Mann.
Extraído de: Como realmente era a América antes da chegada de Colombo? - BBC News


N. do E.
[1] Em 15 de novembro de 1492, dois mensageiros de Colombo, que regressaram de uma exploração em Cuba, declararam haver visto "una clase de grano que llamam maíz de buen sabor cocinado, seco y en harina". Tinham visto o milho, o qual foi sendo encontrado sucessivamente em toda América - do Chile ao Canadá. Ainda que os conquistadores não chegassem a dar conta disso, este grão dourado nativo da América se tornaria mais importante para o mundo do que todo o ouro e toda a prata do México e do Peru.
[2] A batata é nativa da Cordilheira dos Andes, onde, quando os europeus chegaram, ela se tornou a principal cultura de um império tão grande e provavelmente mais grandioso do que qualquer outro na Europa. "Era como pão na França, ou arroz no sul da China", diz Charles C. Mann, autor de "1491: New Revelations of the Americas Before Columbus" (1491: Novas Revelações das Américas Antes de Colombo). Nos Andes há milhares de variedades de batatas e muitos métodos de preparação que ainda são essencialmente desconhecidos em outros lugares, embora a batata seja agora uma cultura global.

Nenhum comentário: