13 maio, 2022

A reputação do gato preto - 2

Em muitas culturas ocidentais, os gatos pretos têm má reputação. Como muitas superstições, acredita-se que o medo de gatos pretos se originou na época medieval. As pessoas acreditavam que os gatos pretos transmitiam a peste e outras doenças infecciosas, o que é profundamente irônico porque os felinos erradicam os ratos - o verdadeiro reservatório da praga.
Mais tarde, os felinos negros também foram associados às bruxas, seja como seus ajudantes ou como as próprias bruxas disfarçadas em animais. Desnecessário dizer que essa associação entre gatos pretos e bruxas "colou" mesmo, como você certamente deve ter notado ao ver isso nas histórias de conteúdo imaginário.


"Uh, gato preto cruzou na estrada / Passou por debaixo da escada."

Um gato preto cruzando seu caminho é sinal de azar em muitos, mas não em todos os países do mundo. Na verdade, as pessoas no Japão, Inglaterra, Irlanda e Escócia ficariam maravilhadas em encontrar um gato preto.
Na Escócia, acredita-se que um gato preto à sua porta seja um sinal de prosperidade e, em muitas partes da Inglaterra e da Irlanda, um gato preto atravessando a rua em frente a você trará boa sorte. No Japão, os gatos pretos são animais queridos, especialmente por mulheres solteiras em busca de um cônjuge, já que ter por lá um gato preto aumenta o número de pretendentes.
Na Alemanha, as coisas são um pouco mais complicadas porque um gato preto cruzando a rua da direita para a esquerda é um presságio de má sorte, mas quando cruza o seu caminho da esquerda para a direita, ele lhe trará boa sorte.
(https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=16785)

A reputação do gato preto - 1

Nenhum comentário: