log = diário de bordo
A palavra "blog" é uma versão abreviada da palavra "weblog", que faz sentido porque os blogs são simplesmente artigos ou outros documentos de texto e mídia que são registrados na web. Mas tudo começou com uma pessoa, Peter Merholz, e seu fascínio pelo mundo das palavras.
Aqui está a história:
Por valer a pena, eu decidi pronunciar a palavra "web-log" como "we-blog". Ou "blog", para encurtar.E faz 20 anos desde que esta palavra foi inventada. Ele interessou-se também por outros jogos de palavras que descrevessem os tipos emergentes de blogs. Como as palavras "video-log" ou "vlog", para os blogs de vídeos, por exemplo.
Eu não pensei muito nisso. Apenas mudei a pausa silábica uma letra para a esquerda. Comecei a usar a palavra em meus posts, e algumas pessoas, ao me enviarem e-mails, também a usaram.
"Blog" provavelmente teria morrido esquecido se não fosse por uma coisa: em agosto de 1999, o Pyra Labs lançou o Blogger. E com isso, o uso do "blog" cresceu com o sucesso da ferramenta.
Só o tempo dirá como as coisas evoluirão e que outros termos poderemos cunhar para descrever as coisas que fazemos online.
Leitura recomendada: Do diário íntimo ao blog ... (http://periodicos.unifor.br/rmes/article/view/1669/3635)
Nenhum comentário:
Postar um comentário