27 abril, 2022

Falsos tiroteios

Miss Cellania:
Estivemos em parques de diversões do Velho Oeste, onde um tiroteio na rua estava programado para cada hora. Quando a Palisade, em Nevada, fez isso, os tiroteios foram programados de acordo com a hora em que os passageiros chegavam no trem da ferrovia - e os que desembarcavam não tinham ideia de que tudo era encenação. 
Veja, quando a ferrovia transcontinental foi inaugurada para negócios, os viajantes reclamaram que o Velho Oeste não era tão selvagem quanto havia sido descrito em romances baratos. Em 1870, a minúscula cidade ferroviária de Palisade decidiu fazer algo a respeito e talvez angariar alguns negócios turísticos.
O plano funcionou magnificamente. Tiroteios eclodiam na rua toda vez que um trem parava. A cidade desenvolveu uma reputação de "visita obrigatória" entre os turistas, e os jornalistas estavam ansiosos para descrever a carnificina, embora sem muitos fatos sobre os bandidos ou as vítimas. 
A cidade também encenou assaltos a banco e invasões indígenas, o que manteve as pessoas vindo para a cidade por alguns anos. Apesar de todos os "assassinatos", a população de Palisade atingiu o pico de cerca de 300 pessoas durante este período, quase todas envolvidas nas apresentações.(*)


(*) Com essas apresentações foi que a cidade se tornou "o lugar mais violento a oeste de Chicago". E ninguém parecia notar, também, que nunca houve por lá alguma vítima entre os passageiros.

Fonte: Once Upon a Time in a Real "Westworld" Hoax Town

Nenhum comentário: