06 abril, 2022

O bufão Roland

As pessoas mais velhas costumam falar sobre como esse entretenimento era muito melhor nos velhos tempos. Mas no século 12, o auge do entretenimento era um cara pulando no ar, assobiando e peidando ao mesmo tempo. Este espetáculo deslumbrante, conhecido como "unum saltum et siffletum et unum bumbulum ("um salto, um assobio e um peido"), era realizado apenas uma vez por ano para Henrique II, pelo qual seu executor, Roland, the Farter, recebia um belo salário anual.


Roland, the Farter, era, como seu nome indicava, um flatulista profissional. Este título significa essencialmente que Roland era pago para peidar na frente das pessoas. Mais ou menos como Adam Sandler. Exceto que Roland não fez filmes para a Netflix, em vez disso, ele trabalhou na corte do rei Henrique II durante o século 12 na Inglaterra, quando o período medieval estava no auge.
O mundo medieval de Roland era um mundo sem TV, YouTube ou Instagram. Hoje em dia, se você quiser ver alguém peidar, levaria apenas alguns segundos para pesquisar e encontrar um vídeo, assisti-lo, rir e passar para algo mais engraçado (boa sorte).
Pois bem, na Idade Média, a necessidade de entretenimento era preenchida por bufões como Roland. Este freqüentemente se apresentava nas ruas ou nas cortes da nobreza e famílias reais em troca de dinheiro ou, em casos raros, propriedade. O flatulista teve tanto sucesso com suas oportunas habilidades de peidar que o rei Henrique II deu a ele sua própria mansão em Hemingstone, Suffolk, uma região a leste de Londres.
Desempenho de Roland
A única fonte confiável que menciona Roland é o Livro das Taxas, um documento do século 13 usado para contabilizar as muitas taxas devidas pela e para a Coroa. Entre uma lista de acordos burocráticos muito sérios e vitais, está uma breve descrição do desempenho de Roland e o pagamento que ele recebeu da Coroa.
Do Livro de Taxas: "Unum saltum et siffletum et unum bumbulum".
Embora possam parecer palavras sem sentido para a maioria, elas são, na verdade, latinas. Depois de uma boa tradução, a frase explica resumidamente que Roland executaria “um salto, um assobio e um peido” em uma curta sinfonia de ruídos corporais para uma pessoa. O show de três partes era parte da celebração anual de Natal do rei, aparentemente servindo como o grande final para as festividades do feriado em geral.
Além de ser hilário e uma indicação óbvia de como as tradições natalinas da monarquia britânica mudaram, o desempenho de Roland ocupa um lugar significativo na história da flatulência profissional.A performance é uma das primeiras menções de flatulência profissional na história medieval, ao lado de 12 farters musicais na Irlanda que peidaram até a fama durante o mesmo século que Roland. Esses registros históricos mostram que a flatulência era mais do que apenas uma piada; para alguns, era um meio de subsistência.

NEW POST
http://www.mentalfloss.com/article/649356/fart-history-memorable-moments

Nenhum comentário: