15 abril, 2022

Groucho encontra Greta

Greta Garbo, além de grande atriz, foi uma mulher intrigante, fascinante. Compartilho uma das confidências do genial e iconoclasta Groucho Marx, em suas memórias "Groucho e Eu". Com todo o respeito que a Diva merece, é muito engraçado o episódio narrado por Groucho (está no capítulo "A Enfermidade dos Pés pela Boca" -- Groucho como se nota, não perdia a chance de uma piada):
"Eu estava no elevador do edifício Thalberg uma dia quando Greta Garbo entrou. Ela estava então no auge de sua carreira, reconhecida por todos como a maior estrela de cinema de sua época. A senhorita Garbo estava usando um chapéu aproximadamente do tamanho de um grande bueiro de esgoto. (*) O que sobrava dela estava encerrado dentro de calças compridas e de um casaco estilo masculino. Eu estava atrás dela e, brincalhão como sou, gentilmente levantei a aba de trás do chapéu. Pensando agora no incidente, posso compreender que há um resultado inevitável no ato de levantar a aba de um chapéu feminino: a parte da frente cai sobre o rosto da pessoa. Naquela época, no entanto, eu não tinha compreendido completamente este problema da física. A senhorita Garbo se virou para mim em fúria, raivosamente tirando o chapéu e revelando os traços clássicos ainda tão admirados por milhões. -- Como se atreve? - ela exclamou em tons gelados. -- Oh, sinto muito - respondi. - pensei que você fosse um camarada que conheci em Kansas City.
Mais palavras não foram trocadas. Mas é muito óbvio para qualquer estudioso do cinema que esta é a verdadeira explicação de por que Greta Garbo nunca apareceu em nenhum filme dos Irmãos Marx". 
(*) Do tamanho de um grande bueiro de esgoto, na versão de Pepino Breve. Segundo Jaguar, no Pasquim, o diâmetro do chapéu de Garbo igualava ao de uma roda de bicicleta.
Aos desatentos: é óbvio que a "verdadeira razão" da não participação de Garbo em filmes dos Irmãos Marx é apenas mais uma das irresistíveis (e autodepreciativas) galhofas do Groucho (explicação desnecessária, creio eu...). Ótima história, digna do Groucho Marx.

Nenhum comentário: