11 fevereiro, 2018

O carro voador de Elon

Décadas atrás, o negócio de lançar coisas além da órbita da Terra cabia exclusivamente aos governos. Quando essas coisas não eram um hardware robótico ou instrumentos científicos, as pessoas responsáveis pelo evento se preparavam com certa seriedade para o que diriam aos remetentes, assim como para o que tudo aquilo significava. Afinal, não estariam a falar apenas para uma nação espacial, mas para toda a espécie humana.
Na década de 1970, um pequeno grupo de pessoas lideradas pelo astrofísico Carl Sagan passou semanas deliberando sobre o conteúdo de uma mensagem que seria enviada ao cosmos, a bordo da nave espacial Voyager, em sua longa jornada pelo sistema solar. Eles escolheram uma série de sons, vozes e imagens de vários cantos do planeta na tentativa de criar uma cápsula que poderia representar  por mais imperfeita que fosse  o mundo inteiro. E, então, eles a lançaram ao céu.
Away, o cartão postal da Terra foi para o espaço, passando pelo tempestuoso Júpiter, os delicados anéis de Saturno, além dos mármores azuis que são Urano e Netuno até os limites do sistema solar e mais além. Ad astra, como diz o ditado: às estrelas.
Isso foi antes. Hoje, as pessoas que decidem o que enviam pelo sistema solar nem sempre trabalham para a Nasa. Agora, é Elon Musk  e ele está rompendo com tradições.
Musk, o homem de negócios sul-africano, fundador e CEO da SpaceX e da Tesla Motors, escolheu como carga útil para o primeiro voo de seu novo foguete (um Falcon Heavy lançado do Cabo Canaveral, na última terça-feira), um conversível Tesla Roadster, cor de cereja, tendo como "condutor" do veículo o manequim Starman.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Perguntei sabendo...
Por que não fez algo pela classe pobre?
Elon Musk:
 Vou lançar uma bicicleta no espaço.

Nenhum comentário: