05 fevereiro, 2018

A superestrada interplanetária

Um viajante espacial econômico pode explorar o sistema solar seguindo a Rede de Transporte Interplanetário (Interplanetary Transport Network): uma série de caminhos determinados pela gravitação entre os vários corpos deste sistema. Ao traçar o curso cuidadosamente, um navegador pode escolher uma rota entre os Pontos de Lagrange (*) que existem entre as grandes massas, onde é possível mudar a trajetória usando muito pouca energia.

Wikipedia
Na imagem da NASA acima, o "tubo" representa a estrada ao longo da qual é matematicamente possível viajar, e a fita verde é uma dessas rotas.
A boa notícia é que esses caminhos levam a alguns destinos interessantes, como à Lua da Terra e às luas galileanas de Júpiter. A má notícia é que tal viagem levaria várias gerações. Shane Ross, da Virginia Tech, escreve : "Devido ao longo tempo necessário para alcançar os pontos de baixas transferências de energia entre os planetas, a superestrada interplanetária é impraticável para certas transferências, como da Terra para Marte no presente".


(*) Os Pontos de Lagrange foram definidos pelo matemático italiano Joseph-Louis de Lagrange quando descobriu a existência de pontos especiais próximos de um sistema orbital de dois corpos massivos. Estes ocorrem porque as forças gravitacionais das massas cancelam a aceleração centrípeta.

Nenhum comentário: