12 fevereiro, 2018

O padroeiro dos assassinos

A quantidade máxima de seriedade admite a quantidade máxima de comédia. Somente se estivermos seguros em nossas crenças, podemos ver o lado cômico do universo. ~ Flannery O'Connor
Há santo para tudo, até assassinos (embora a nossa fonte diga "assassinos arrependidos"). São Julião Hospitaleiro é o santo padroeiro de palhaços e trabalhadores de circo, barqueiros, violinistas, malabaristas, caçadores, peregrinos, pessoas sem filhos e assassinos.
Como ele obteve a última designação é uma história que pode fazer você lembrar-se da história de Édipo Rei. Julião teve uma maldição que dizia que ele mataria seus pais. Para evitar esse destino, ele se afastou de casa e caminhou por 50 dias. Ele, obviamente, não leu a peça de Sófocles, porque esse foi seu primeiro erro. Então, ele se acomodou e se casou com uma viúva rica.
Durante todo esse tempo, no entanto, seus pais o haviam procurado diligentemente e seus esforços foram finalmente recompensados ​​quando encontraram o castelo do filho. Infelizmente, Julião estava em uma caçada, mas sua esposa os recebeu com grande alegria. Na verdade, ela estava tão satisfeita em ver seus sogros pela primeira vez que os honrou instalando-os no quarto principal do castelo.
Voltando para casa muito mais tarde, Julião descobriu o casal em sua própria cama e concluiu que seria sua esposa com outro homem. Furioso, ele os matou, assim cumprindo a profecia. Quando sua esposa, que tinha estado na igreja, informou-o de seu trágico erro, Juliçao ficou desanimado e desesperado quanto à salvação.

Crédito da imagem: Neatorama
No entanto, de acordo com uma versão medieval da história, sua esposa ofereceu um incentivo inflexível. "Bem, eu sei que Deus é tão misericordioso e tão amoroso", disse ela, "que se o servirmos por todas as nossas vidas, sem raiva e sem inveja, certamente que ele nos concederá a sua misericórdia."
O casal passou o resto de suas vidas tentando compensar os assassinatos e se tornou conhecido pela hospitalidade e ajuda aos viajantes. Você pode ler a história de São Julião Hospitaleiro na Catholic Exchange.

(http://www.catolicismoromano.com.br/content/view/1430/28)/

Nenhum comentário: