24 fevereiro, 2018

O memorial das coincidências

Esta é a foto do extraordinário memorial para o Sr. e a Sra. Huntrodds, em Whitby.


Como se pode traduzir, eles nasceram em 19 de setembro de 1600, casaram-se ​​em 19 de setembro, tiveram 12 filhos e morreram a 5 horas um do outro, em 19 de setembro de 1680, no 80º aniversário natalício deles. É uma impressionante coincidência, se é que pode ser considerada como tal. Afinal, eles presumivelmente escolheram se casar e quando se casar, e a coisa só fica realmente estranha é quando eles morreram. Houve uma praga em Whitby em 1680? Eles sofreram um acidente de trânsito numa carruagem? O bolo de aniversário lhes fez muito mal?
Bem, talvez a preponderância de mortes em aniversários seja simplesmente devido a registros de bebês que morrem logo após o nascimento, o que não era o caso deles.
(https://understandinguncertainty.org/september-19th-huntrodds-day)
Os estatísticos às vezes realizam festas de "probabilidade" em memória deles. É o HuntrODDs' Day.
Organize uma festa do tipo
1. Convide 23 pessoas (incluindo você). Este é o número necessário para uma chance de mais de 50 por cento que dois vão compartilhar um aniversário (assumindo a seleção aleatória de convidados, o que não será, mas não importa, é uma festa, não uma prova de matemática  embora você possa tentar convidar pessoas que nunca se conheceram).
2. Fale com todos. Procure tantas coisas em comum quanto forem possíveis, sejam aniversários, ex-namorados / ex-namoradas, cachorros com o mesmo nome, bebidas finlandesas favoritas (excluindo a vodka  muito fácil), experiências estranhas envolvendo carrinhos de supermercados, seja lá o que for. O ponto principal é que as coincidências podem ser sobre qualquer coisa.

Nenhum comentário: