O artista do vitral e ilustrador Harry Clarke era prolífico, tendo produzido em sua curta vida mais de uma centena de vitrais. Suas ilustrações, para além da Irlanda, ganharam fama internacional, particularmente nos Estados Unidos, onde impressoras inundavam o mercado com edições piratas dos seis livros ilustrados que ele produziu entre 1915 e 1931.
Sua edição ilustrada de Tales of Mystery and Imagination, de Edgar Allan Poe, uma exploração macabra da psique humana, publicada por George G. Harrap, Londres, em 1919 e reeditada em 1923, foi a sua obra mais popular.
Em vários de seus trabalhos, ele incluía o próprio rosto. Um de seus autorretratos mais marcantes foi Mephisto, de 1914 (produzido uma década antes de ilustrar o Fausto, de Goethe), em que Clarke aparece, como Mefistófeles, com um copo de absinto sedutoramente na mão.
Ele morreu de tuberculose em 1931. Seu último trabalho, Juízo Final, para a janela de uma igreja em Newport, County Mayo, foi concluído por operários qualificados em seu estúdio e que se orientaram por desenhos e esquema de cores deixados por Clarke.
http://publicdomainreview.org/2016/10/12/harry-clarkes-looking-glass/
Ver também: Absinto muito
Nenhum comentário:
Postar um comentário