04 dezembro, 2015

A inveja

A palavra vem do latim invidia, com o significado original de "olhar com malícia".

"O ódio espuma. A preguiça se derrama. A gula engorda. A avareza acumula. A luxúria se oferece. O orgulho brilha. Só a inveja se esconde." (Zuenir Ventura, brasileiro, escritor e jornalista).
"A inveja é o mais estúpido dos vícios, pois não há uma única vantagem obtida dele." (Honoré de Balzac, francês, escritor, autor de "A comédia humana").
"A inveja é a homenagem que o medíocre presta ao mérito." (José Ingenieros, italiano, médico, sociólogo).
"Nem todo medíocre é invejoso, mas todo invejoso é medíocre."
"A inveja tem o sono leve."
"É como atirar em si próprio e esperar que o outro morra."

Ninguém está feliz! | Círculo Vicioso | Os 7 Pecados Capitais | Cuidado: inveja mata!

2 comentários:

Fernando Gurgel disse...

Diz Zuenir Ventura, no livro "A Inveja", coleção Plenos Pecados: "A inveja não é você querer o que o outro tem (isso é a cobiça), mas QUERER QUE ELE NÃO TENHA, é essa a grande tragédia do invejoso."

Normalmente, o ambicioso está seguro de suas qualidades - tenhas-as ou não - e faz qualquer coisa para obter o que deseja PARA SI. Passa por cima até da mãe.

O invejoso, não. Normalmente, tem qualidades de sobra, talvez até mais do que o ambicioso, mas é tão mesquinho que faz qualquer coisa para evitar que o outro obtenha alguma coisa. E "qualquer coisa" aqui não é mera retórica, não. O que o ambicioso luta pra obter para si, o invejo luta para O OUTRO NÃO TENHA.

Paulo Gurgel disse...

Há quem defenda a cobiça (greed is good!), mas a inveja, não.