13 maio, 2014

Mafalda, uma garota de 50 anos

A popular personagem de Quino comemora seus 50 anos em 2014. Ainda que suas tiras não sejam mais publicadas desde 1973, Mafalda continua sendo uma figura reconhecida no plano internacional, com fãs espalhados em quase todo o planeta.
Qualquer ser humano com a sua idade já seria considerado um adulto na maturidade. Todavia, ela continua apresentando o seu apelo de criança, pois é assim que é conhecida e que se mantém no imaginário coletivo: como uma garotinha precoce e preocupada com o futuro da humanidade, questionadora da ordem estabelecida, porém, no fundo, sempre positiva.


A data de seu aniversário já tem sido motivo de polêmicas. Mas o próprio Quino publicou, em sua página web oficial, um comunicado no qual confirmou que: “El día de su primera publicación fue el 29 de septiembre de 1964 en la revista Primera Plana”, o dia que deve ser considerado como aniversário de Mafalda.
O motivo por que o argentino Quino deixou de desenhar a Mafalda foi meramente pessoal. Numa breve biografia explicou que: “Ya no siente la necesidad de utilizar la estructura expresiva de las tiras en secuencia”. Curiosamente, alguns anos atrás, propagou-se um boato - especialmente popular no México - que apontava para uma possível morte da personagem, atropelada por um caminhão de sopa  (alimento que Mafalda odeia com as mesmas forças com que ama os Beatles).


27/05/2014 - Atualizando...
Esta nota foi republicada no Jornal GGN c/ 3 comentários.

Nenhum comentário: