27 setembro, 2013

Kaput e caput

"Kaput" é uma gíria que significa "quebrado", "arruinado", "destruído". É uma palavra derivada da alemã "kaputt" que significa "quebrado", "estragado". Indica que algo está "detonado", "arruinado". Por exemplo, quando o computador não funciona, diz-se que o computador está "kaput"! Ou seja, o computador "pifou", "deu pau".

Às vezes surge uma grande confusão entre a palavra "kaput" e a palavra latina "caput" (cabeça). Uma possível explicação para o relacionamento dos dois termos, seria o período da Idade Média quando a peste bubônica matou muitas pessoas. Os mortos eram contados por cabeça. A relação com a palavra alemã "kaputt" seria a referência de cada morto (cada cabeça) como perdido, aniquilado, sem utilidade.
A palavra latina "caput", cujo significado é "cabeça", se usa para indicar a parte mais alta de algo que foi referido, a parte principal. É amplamente usada em textos jurídicos, em artigos de lei que constam de códigos, constituições etc.
Significados.com.br



Título de um livro: "Pega pra Kaputt!"
Com Josué Guimarães, Luis Fernando Veríssimo, Moacir Scliar e Edgar Vasques
LePM Editores
Das ruínas da Segunda Guerra Mundial emerge esta história de mistério, de crime, de ódio, de amor e sobretudo de humor – um desafio a que três ficcionistas e um cartunista se lançaram mutuamente, cada um aprontando uma pior para o companheiro.
35 anos de um romance a oito mãos.

Nenhum comentário: